O que fazer em pleno inverno?
Julho é uma das melhores épocas para visitar Pirenópolis e não só por conta das férias escolares. Neste período, as cachoeiras estão repletas de água, os dias são ensolarados, a probabilidade de chuvas é quase nula e ainda tem um friozinho gostoso para curtir a noite, afinal, estamos falando de inverno, quando as temperaturas podem chegar aos 16º.
E para quem deseja aproveitar esta estação à altura, o que não falta na encantadora Piri é aconchego. Na cidade, além de charmosas opções de hospedagens, os visitantes ainda encontram programas e experiências que prometem deixar a viagem ainda mais especial.
A Shambala Piri, por exemplo, é uma estância de casas de veraneio voltada para o ecoturismo que oferece diferentes possibilidades de experiências para aproveitar tudo o que o inverno tem a oferecer, seja dentro ou fora das cabanas.
A começar pela localização em meio à natureza, que garante uma bela vista do pôr do sol, do luar e das serras da região, o cenário perfeito para fazer uma roda de violão ou até mesmo resgatar a tradição da fogueira com marshmallow ou milho assado na brasa.
Já dentro das cabanas, os viajantes têm uma estrutura completa ao seu dispor para preparar receitas que espantam o frio e aquecem o estômago, como caldo, sopa, risoto, massa, chocolate quente ou fondue.
Ainda dá para se aquecer com o auxílio do calefator, curtir a banheira de hidromassagem com água quente (e porque não um bom vinho?) ou simplesmente assistir um filme na tela de projeção para cinema, debaixo das cobertas, claro.
Na cidade
Outra boa opção para aquecer o corpo no frio é fazer uma caminhada pelo centro histórico de Pirenópolis, que está situado a apenas 7km da Shambala Piri. Por lá, além de contemplar os casarões, igrejas, museus, praças e becos em meio ao calçamento de pedra e às luminárias antigas, há uma diversidade de opções gastronômicas que combinam com o frio para serem saboreadas.
É o caso dos chocolates quentes com marshmallow ou chantilly, os chás e os cappuccinos da Valenttine Doceria e Café; o fondue da Cacau Show Pirenópolis; e a culinária italiana da Detália Sabores Especiais, cujo cardápio é recheado de opções como burrata, nhoque, ravioli, lasanha, espaguete, talharin, risoto, massas secas italianas e até mesmo caldos.
Já para quem busca uma opção mais diferenciada, tanto para desbravar a cidade quanto para aquecer o corpo, Pirenópolis também conta com serviço de aluguel de bicicletas e até mesmo de quadriciclos. Então não perca tempo! Coloque um agasalho na mala e venha desfrutar de tudo que Pirenópolis tem a oferecer, inclusive no frio.
Imagens: divulgação/internet