Pirenópolis se consolida como importante polo cultural musical
Os Paralamas do Sucesso, Charlie Brown Jr., Detonautas, Nando Reis, Tribo de Jah e Zé Ramalho. Esses são apenas alguns dos nomes que agitaram Pirenópolis nos últimos meses com música de primeira. Mas as grandes atrações não param por aí e, até o fim do ano, muita coisa ainda está por vir. Só no mês de agosto, outros três artistas de destaque nacional farão shows na cidade: Natiruts, Ana Vilela e ninguém mais, ninguém menos que Alceu Valença, um dos maiores nomes da MPB.
Apesar de a temporada de grandes shows impressionar, esta intensa movimentação não é de hoje. E não por acaso que a pequena, mas potente cidade do interior de Goiás, que fica a 130 km de Goiânia e a 150 km de Brasília, já vem se consolidando não só como pólo de turismo e gastronomia, mas inclusive como importante polo cultural musical da região Centro-Oeste, quiçá do país. Para o produtor Fabricio Roque, a localização estratégica está entre os quesitos que favorecem a realização de eventos desta magnitude na cidade, que ainda se destaca pela exuberante natureza e um dos mais ricos acervos patrimoniais do Brasil Central.
Ele é um dos organizadores do Piri Gastrô, festival que teve origem justamente na cidade histórica com a proposta de reunir o melhor da gastronomia pirenopolina ao som do melhor da Música Brasileira. Em sua primeira edição, realizada em agosto do ano passado, a programação teve como atração principal o cantor e compositor Nando Reis, com a turnê “Nando Hits”. Agora, um ano depois, o evento levará para Pirenópolis, no dia 26 de agosto, a turnê "Alceu Dispor", de Alceu Valença.
“Escolhemos Piri pelo fato de morar aqui e colocar a cidade no circuito de grandes eventos. A localização da cidade é muito boa, entre Goiânia e Brasília. E o tipo de evento que trazemos para a cidade é o perfil perfeito para o trade turístico. Movimenta pousadas, restaurantes e comércio em geral”, destaca o produtor que, depois de frequentar Pirenópolis por mais de 20 anos, radicou-se no município em 2008.
Fabrício também é idealizador do Festival A.M.E. ( Amor - Música - Esporte), cuja proposta é conectar o público em um evento que celebra a saúde, o bem-estar e a natureza em três dias com muitas atividades esportivas e músicas. Duas edições do evento já aconteceram nos anos de 2018 e 2019 e uma terceira já está programada para 2024, conforme revela Roque. Mas a expectativa é que outros músicos de renome desembarquem na cidade ainda em 2023. Alguns nomes inclusive já estão sendo cotados para se apresentarem neste segundo semestre, como o da cantora e compositora Vanessa da Mata.
Uma excelente oportunidade para desfrutar da grande riqueza arquitetônica, urbanística, paisagística, histórica, cultural e natural desta charmosa cidade.
Imagens:divulgação/internet