É possível vivenciar experiências turísticas em período chuvoso?

É possível vivenciar experiências turísticas em período chuvoso?

O mês de outubro e meados de novembro é conhecido por marcar o início do período chuvoso em Pirenópolis, mesmo que em pouca intensidade. Com um clima tropical sub-úmido, o município cercado por uma serra permanece em clima de chuva até o mês de março, podendo ter algumas mudanças climáticas por conta da altitude.

No dia a dia, a chuva é considerada um sinônimo de calmaria, aproveitada em momentos que proporcionam paz e sossego. Mas quando o assunto é viagem, o mesmo acontecimento natural é visto como um empecilho. Isso porque os viajantes imaginam que, em caso de chuva, não será possível aproveitar ao máximo a experiência turística de sua estadia no município histórico.

O que poucos imaginam, é que o clima ameno que a chuva vem acompanhada é totalmente revigorante nas viagens, remetendo à tranquilidade e descanso. Além de transmitir a sensação de bem-estar, quando conciliada com a natureza da cidade das cachoeiras, a chuva promove momentos únicos.

Clima romântico

O clima chuvoso é bastante apreciado por casais em busca de momentos a sós. Pedidos de casamento, lua de mel, renovação de votos e até mesmo, para algumas pessoas, o mini wedding, são apenas algumas das opções de eventos românticos que podem ser vivenciados pelos ‘pombinhos’ no destino.

Além disso, os visitantes acompanhados de seus pares podem ainda apreciar a vista exuberante da natureza embaixo de chuva fina, acompanhados de um café feito na hora, ou mesmo chocolate quente ou fondue para esquentar. Certamente sairiam ótimas fotos para as redes sociais.

Gastronomia

Saborear os pratos típicos ao clima de chuva, enfatiza ainda mais o sabor dos alimentos e a sensação de satisfação. Pamonha, bolinho de chuva, caldos e outras infinitas possibilidades de alimentos regionais, são uma boa pedida para esse período do ano.

Utilizar esse tempo para conhecer opções regionais de restaurantes, cafeterias, mercados e até mesmo bares é indispensável. Apreciar os cardápios locais de cada estabelecimento torna a experiência gastronômica mais rica, além de exercitar o paladar.

Aquecendo com vinho

Outra possibilidade para aproveitar o clima de chuva sem passar frio, é estar acompanhado de um bom vinho. Seja em frente a uma lareira ou na companhia de uma comida caseira feita num fogão à lenha, a bebida pode promover uma sensação a mais de vigor e aquecimento.

Para os apreciadores de vinhos encorpados, que possuem um maior teor alcoólico, o clima perfeito para a contemplação sem culpa é o da chuva. Por transmitir sensação de calor natural ao corpo, a opção que possui consistência aveludada, é consumida com mais frequência em climas de baixa temperatura.

Seja na época chuvosa ou na seca, a verdade é que seja para construir histórias especiais ou descansar ao lado de quem se ama, Pirenópolis é o destino ideal para os amantes da natureza em qualquer época do ano.


Imagens: divulgação