Pré-wedding e casamento no campo: uma tendência que chegou para ficar

Pré-wedding e casamento no campo: uma tendência que chegou para ficar

A natureza como plano de fundo aliada a muito charme, romantismo e originalidade. Esses são apenas alguns dos atributos que vêm impulsionando a realização de pré-weddings e casamentos em cenários totalmente fora do padrão. E, aqui, não estamos falando das já conhecidas praias, mas sim de opções mais excêntricas, como reservas ambientais, montanhas, vinícolas, parques, chácaras, fazendas, sítios, enfim, em meio ao campo.
Cenários esses que ganharam ainda mais força durante a pandemia, quando os grandes eventos, principalmente em locais fechados, foram restringidos. Para manter a data, muitos casais precisaram se adequar às restrições e as cerimônias ao ar livre passaram a ser consideradas a opção mais segura para o momento. Podemos dizer que foi aí que as potencialidades deste formato de cerimônia ganharam notoriedade e não à toa devem seguir em alta.
Afinal, além de natureza abundante, temperatura agradável, iluminação natural, romantismo e autenticidade, os casamentos campais prometem experiências únicas e espetáculos à parte que deixam a ocasião ainda mais especial e memorável. Sem contar que muitas vezes ainda carregam importantes momentos da história do casal. Motivos esses que atestam que esta sim é uma tendência que chegou para ficar.


Pré-wedding
Impossível falar de tendência sem citar o pré-wedding. Para quem ainda não conhece, trata-se de um ensaio fotográfico que é realizado antes do grande dia, em algum local que estabeleça identificação ou tenha algum significado para o casal. Mais do que eternizar esse tão esperado momento, os registros costumam ilustrar a história do casal, estampar o save the date, compor a decoração da festa, entre outras finalidades.
E assim como os casamentos, os pré-weddings no estilo campestre também vêm se tornando cada vez mais comuns, principalmente entre os casais mais modernos que querem fugir daqueles clássicos álbuns de fotos. Primeiramente porque conseguem representar o estilo, a personalidade ou até mesmo fatos marcantes da história do casal. Como, por exemplo, o local em que aconteceu o pedido de namoro ou de casamento ou simplesmente onde os noivos viveram bons momentos.
E em segundo lugar, mas não menos importante, porque garantem um resultado incrível. São fotos únicas, com um ar romântico e rupestre, que ganham ainda mais vida com o cenário deslumbrante da natureza. Sem contar a iluminação natural e, inclusive, a luz solar, que deixam as imagens ainda mais bonitas, aconchegantes e encantadoras. Não há quem se derreta com a foto de um casal apaixonado iluminado pelo pôr do sol.

A versatilidade dos casamentos campais



Por muito tempo, os casamentos no campo eram vistos como sinônimo de simplicidade. Talvez por resgatarem práticas antigas, como as celebrações dos matrimônios dos nossos pais ou avós. Mas a verdade é que esse ambiente tem muito mais a entregar do que a gente pensa. O casamento no campo pode sim ser mais simples, rústico e intimista, com trajes mais leves e confortáveis, sem tantos protocolos e a natureza como palco principal da cerimônia.

Mas esta não é a regra. O casamento no campo traz inúmeras possibilidades. Há casais que, mesmo no campo, apostam em uma pegada mais sofisticada. Outros que já preferem algo mais original, com looks com pegada country, vestidos estampados ou em outras tonalidades, entre outras escolhas nada óbvias. Pode acontecer de manhã, à tarde ou até mesmo à noite. Já o buffet pode ser servido nos mais diferentes formatos: brunch, almoço, coquetel, finger food e até mesmo fast food.

Há casais ainda que veem no campo muito potencial para um destination wedding, que é quando os noivos e convidados se deslocam de suas cidades de origem para celebrar o grande dia em uma outra localidade. E não por acaso. Afinal, um fim de semana de imersão na natureza já garante uma experiência única e cheia de significados para todos os envolvidos no grande dia.

Dicas para não errar na escolha do local que abrigará seu casamento no campo
● Verifique se o local escolhido comporta a quantidade de convidados;
● Avalie se existe uma segunda opção de espaço, preferencialmente fechado, em caso de mudança de clima;
● Apure se o local é de fácil acesso e como são as condições para chegar até ele, não apenas para convidados, mas inclusive para fornecedores;
● Se você pensa em um destination wedding ou wedding weekend, apure se o local oferece hospedagem com capacidade para seu número de convidados e se está incluso no valor da locação.


Fotos: @kamillabyphotos (capa) @tuliocoutto