Handmade: a arte que une o artesanato e o turismo cultural
Originalidade, afetividade, exclusividade e sustentabilidade. Esses são alguns dos atributos que norteiam a produção handmade e que dão, cada vez mais, destaque para o trabalho feito à mão. Um trabalho artesanal, recheado de sentimentos e histórias que, como muitos dizem por aí, “não tem preço, tem valor”. Um trabalho que transcende as dimensões do tempo e do espaço, nunca sai de moda e, não à toa, tem lugar garantido no coração dos brasileiros e, claro, dos pirenopolinos.
Prova disso é que, no ano de 2019, Pirenópolis foi reconhecida como a capital da prata do Centro-Oeste. Por mais que o título ateste a qualidade e a originalidade das joias em prata sustentável produzidas artesanalmente na região, a verdade é que a produção handmade de Pirenópolis não para por aí. Uma volta rápida pelo centro histórico já permite vislumbrar as diversas artes manuais concebidas pelos artesãos locais, que vão de roupas, acessórios, tapeçarias, itens decorativos e souvenirs a salgados, doces e bebidas artesanais.
Trabalhos que, além de chamarem atenção por sua singularidade e riqueza de detalhes, muitas vezes são pautados por matéria-prima reciclada e naturais e utilizam técnicas milenares. Sem contar que muitas vezes representam uma tradição, que passa de geração para geração, e ainda contribuem para o fortalecimento da economia local e para a preservação e valorização da história e cultural regional.
Máscaras de boi
É o caso, por exemplo, das máscaras das Cavalhadas de Pirenópolis produzidas há mais de 30 anos por Esmeralda Arlinda. Apesar de também trabalhar com fuxico, colcha de retalhos, restauração de móveis e pintura em telas, a artesã conta que as máscaras de boi decorativas são as campeãs de vendas entre suas criações, principalmente na época da Festa do Divino Espírito Santo, que é a maior manifestação popular de Pirenópolis.
“Há uma grande busca pelas máscaras, que são nosso cartão postal. Dedico o dia todo à sua produção, principalmente quando estou fazendo encomendas, como agora, que minha casa está cheia delas”, destaca. Utilizando itens como papel polvilho, fôrma e tinta, Esmeralda produz máscaras de boi dos mais diferentes tamanhos que estampam uma das maiores referências pirenopolinas não só em lojas e pousadas da cidade, mas em casas dos mais diferentes cantos do país, quiçá do mundo, com um grande diferencial: “cada peça é diferente da outra”, conforme destaca a artista.
As criações de Esmeralda e do seu Brechó Pirenópolis (@artesmera) podem ser encontradas nas lojas Mimuspiry e Tapera Artes, no centro histórico de Pirenópolis.
Crochê e macramê
Impossível falar de Pirenópolis sem mencionar suas águas cristalinas e belezas naturais e a verdade é que esta associação também favorece o universo handmade. Conforme conta a artesã Elyda Millena, que trabalha desde 2016 com crochê e macramê, por ser uma cidade mais quente e com cachoeiras, peças de crochê como tops e biquínis têm uma grande saída.
Em contrapartida, ela revela que as blusas em crochê também fazem sucesso. “Como faço crochê há um bom tempo, procuro sempre aperfeiçoar as peças, fazendo-as se adaptarem bem ao corpo”, conta. Sua produção é pautada em linhas de algodão, linhas enceradas, acessórios em madeira, pedras naturais e muita dedicação. “Além de toda energia que o trabalho manual envolve, ele resulta em uma peça duradoural”, destaca.
Além de roupas em crochê, a Minha Crochetaria (@minha.crochetaria) trabalha com bolsas, filtros e luminárias em macramê e tornozeleiras, colares e outros acessórios com pedras naturais. As peças podem ser encontradas na Feira das Artes, que acontece na Praça do Coreto, aos sábados, das 16 às 23 horas, e aos domingos e feriados, das 10 às 19 horas.
Conheça mais produtos handmade de Pirenópolis:
Magia da Prata
A Magia da Prata é um dos ateliês de jóias artesanais de Pirenópolis. Fundado em 1994, o espaço trabalha em parceria com sete ourives que misturam técnicas de joalheria de diversas culturas e se inspiram na natureza para criar brincos, anéis, colares, pingentes e pulseiras. Todas as peças são autorais, únicas e feitas à mão livre, com prata de lei, pedras preciosas, gemas naturais e materiais orgânicos, e ainda possuem certificação de Indicação Geográfica de Procedência.
Onde? Estrada para O Morro do Frota, Zona Rural, Pirenópolis (GO)
Saiba mais: instagram.com/magiadaprata | https://magiadaprata.bagy.app/magiadaprata
Café Sertanejo da Fazenda Babilônia
Requeijão feito no tacho de cobre, almôndegas guardadas na própria gordura em que foram fritas, bolo de fubá de arroz com fermentação natural e sucos de frutas da época e típicas da região. Esses são apenas alguns dos mais de 40 itens que compõem o Café Sertanejo da Fazenda Babilônia. Servido aos finais de semana e feriados, o banquete garante um resgate antropológico da culinária goiana, por meio de receitas típicas de um Goiás rural e antigo e feitas com produtos da própria fazenda.
Onde? GO 431, Km 3, Pirenópolis (GO)
Saiba mais: instagram.com/fazendababiloniapiri | https://fazendababilonia.com.br/
Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis
Considerada a primeira cervejaria artesanal de Pirenópolis e uma das melhores cervejas artesanais da região, a Santa Dica é produzida com o mais puro malte e ingredientes selecionados em um processo único de produção, que traz em si a irreverência e originalidade dos mascarados pirenopolinos. Hibisco, Kölsch, Catharina Sour, IPA, Black Rye IPA e Bohemian Lager compõem o catálogo da marca que, além de chopes e cervejas de garrafa, também conta com várias opções de pratos e petiscos.
Onde? Rua Aurora, nº 31, Centro, Pirenópolis (GO)
Saiba mais: instagram.com/cervejasantadica | https://cervejasantadica.webflow.io/
Dora Doces e Biscoitos Caseiros
O ofício de doceira e quitandeira foi aprendido quando Dora ainda era menina e ajudava mulheres de sua família na fabricação de guloseimas. Em 1988, ela decidiu expandir essa habilidade e abrir uma empresa familiar na cidade de Pirenópolis. Dedicada à tradição culinária e qualidade, sua loja é repleta de compotas e geleias de frutas regionais, doces cristalizados, conservas, pães, roscas e biscoitos fabricados de forma artesanal, caseira e cheia de amor.
Onde? Rua Benjamin Constant, nº 50, Centro, Pirenópolis (GO)
Saiba mais: instagram.com/doradocespirenopolis | https://doradoces.pirenopolis.tur.br/
Fonte: divulgação/internet